Os cerca de oito mil alunos da rede pública de Lorena retornam às aulas no dia 9 de fevereiro. A secretária de Educação, Sônia Aquino, revelou que as escolas estão passando por manutenção e serão reabertas para matrículas a partir do dia 3.
A Prefeitura está fazendo a adaptação da rede elétrica das escolas para a colocação de aparelhos de ar-condicionado. Segundo a secretária, a primeira unidade a ser atendida é o Conde Moreira Lima, que está com a instalação adequada. A unidade, que funciona no antigo prédio do Sesi, passou por obras de restauro e adaptação no último ano. “Estamos aguardando a empresa de instalação porque os aparelhos já foram comprados. A próxima escola será o Climério Galvão César, na Olaria, e as creches vão receber climatizadores porque são crianças muito pequenas”, contou a secretária.
A manutenção nas unidades inclui a limpeza das caixas d’água, dedetização e limpeza. O trabalho contou com arevisão de todos os ventiladores e instalação de novos, além da revisão dos bebedouros.
Sônia informou que já está sendo organizada a entrega do material escolar, que tem previsão de chegada a partir da segunda-feira (26), e que os livros didáticos estão sendo distribuídos. “Até o dia 3, quando as escolas voltam a funcionar, o atendimento a pais e responsáveis está sendo feito direto na secretaria de Educação”.
A distribuição de novas unidades do uniforme escolar para a rede pública está prevista para o segundo semestre. Sônia revelou que oprefeito Sylvio Ballerini (PSD) solicitou no final do último ano que fosse feito um levantamento dos alunos para a compra de uniformes e que a lista está sendo atualizada, “… já que devemos ter novas matrículas para depois enviar à Prefeitura. Daí será aberta uma licitação para a contratação da empresa que vai fornecer os uniformes”, explicou.
A promessa da Prefeitura é de que não haverá falta de vagas nas creches municipais, problema apontado por famílias da cidade em 2025. Segundo Sônia Aquino, a primeira fase de inscrições terminou em 16 de dezembro e a secretaria está confirmando a inscrição dessa lista. “Após a acomodação desses alunos, será aberta uma segunda fase para os interessados no final de fevereiro”.
Por Andrea Moroni
Lorena





