O prefeito de Lorena, Sylvio Ballerini (PSD), foi eleito presidente da Agência Ambiental do Vale do Paraíba. A escolha aconteceu em assembleia realizada na segunda-feira (12). O prefeito Anderson José Mendonça (PSD), de Santo Antônio do Pinhal, será o vice-presidente no biênio 2026/2027. A assembleia também aprovou a adesão de dois municípios consorciados, Guaratinguetá e Caçapava.
“Recebo com muita honra a eleição para a presidência da Agência Ambiental do Vale. Essa conquista reforça nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, o diálogo entre os municípios e a construção de soluções que preservem o meio ambiente e garantam qualidade de vida para a população. Agradeço a confiança e assumo essa missão com muita responsabilidade”, destacou Ballerini.
Na gestão anterior, o consórcio apresentou crescimento, de 6 para 20 municípios consorciados. Ainda nesse período, foi alcançado o milésimo licenciamento, com mais de 230 indeferimentos publicados, 23 embargos, 38 advertências aplicadas, 766 fiscalizações realizadas e mais de 77 mil acessos ao site institucional.
A Agência Ambiental do Vale do Paraíba tem como principal objetivo o licenciamento ambiental e a orientação a consórcios públicos. A entidade apoia o associativismo municipal e a gestão compartilhada para criar consórcios públicos, promovendo o desenvolvimento regional.
O secretário executivo da agência, Claudio Sacalli, explicou que uma das funções é manter a qualidade e eficiência, com rapidez no licenciamento e fiscalização. “Com o surgimento da agência, os municípios consorciados garantem de forma regionalizada através do compartilhamento dos recursos humano e equipamento para o exercício pleno da gestão ambiental em seu território”.
Por Andréa Moroni
Lorena





