A carreta do Poupatempo Móvel está em Areias em busca de ampliar o acesso da população a serviços públicos do Governo do Estado de São Paulo. A unidade itinerante integra a estratégia estadual de levar atendimentos essenciais a municípios que não contam com postos fixos do Poupatempo. Outras cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) devem receber a ação no primeiro semestre deste ano.
A Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), empresa de tecnologia do governo paulista responsável pelo Poupatempo, informou que desde que passou a operar de forma itinerante, no fim de outubro de 2025, o Poupatempo Móvel já realizou mais de 13,7 mil atendimentos em diferentes regiões. De acordo com a companhia, a ideia é levar os serviços com “agilidade, proximidade e foco no cidadão”.
Atualmente, duas carretas circulam simultaneamente, levando serviços a cidades do interior e da região metropolitana. Para os primeiros seis meses de 2026, a Prodesp informou que há previsão de passagem em municípios da RMVale, incluindo Bananal, Arapeí e São José do Barreiro. Segundo a empresa, as datas e a ordem das visitas ainda serão definidas.
Uma das principais atividades oferecidas é a emissão da CIN (Carteira de Identidade Nacional). Além disso, as carretas disponibilizam acesso a serviços digitais do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), como consulta de débitos e licenciamento de veículos, e contam com totens de autoatendimento relacionados à carteira de trabalho digital, atestado de antecedentes criminais e seguro-desemprego.
De acordo com a Prodesp, o objetivo “reduzir distâncias e facilitar o acesso da população a serviços essenciais, especialmente em localidades que não contam com postos fixos do Poupatempo”. Em pouco mais de dois meses de operação, as carretas percorreram cerca de 1,3 mil quilômetros, mantendo a mesma infraestrutura tecnológica dos canais digitais do Poupatempo.
Em Areias, a unidade itinerante está instalada na rua 15 de Novembro, nº 170, na praça Bom Jesus, no Centro, e segue recebendo a população com serviços gratuitos até o próximo sábado (10). Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e no sábado, das 9h às 13h.
Por Raphaela Dias
RMVale





