Pindamonhangaba promoveu, na última semana, mais uma edição da Operação Tolerância Zero, iniciativa conduzida pela secretaria de Segurança Pública em conjunto com a secretaria de Mobilidade e Trânsito e a Polícia Militar. A proposta é reprimir o uso de motos com escapamentos adulterados de maneira irregular, o que causa transtornos à tranquilidade dos moradores e desrespeito às normas de trânsito.
Após as festividades de Natal, a ação foi executada em três locais distintos. Ao longo das fiscalizações, mais de oitenta motocicletas passaram por vistorias, resultando na apreensão de quatro delas. Os agentes analisaram a documentação dos veículos e dos condutores, além dos equipamentos obrigatórios de segurança e as condições exigidas para circulação.
De acordo com a Mobilidade e Trânsito, a troca do escapamento não é vedada, desde que sejam mantidas as especificações originais do componente, especialmente no que se refere aos índices de ruído e à emissão de poluentes.
“O que identificamos na maioria dos casos é a troca por modelos adulterados ou fora de especificação, que amplificam o barulho e colocam o veículo em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro, especialmente o artigo 230, que trata de característica alterada. Nestas situações, a medida de retenção e, quando cabível, a apreensão ocorre para garantir a regularização, reduzindo a perturbação do sossego e aumentando a segurança no trânsito”, destacou o secretário José Vidal de Souza França Filho.
Ainda de acordo com a Prefeitura, a Operação Tolerância Zero tem sido bem aceita pela população e as fiscalizações serão mantidas. O Município avalia que as ações ajudam a organizar o tráfego urbano e a reduzir os incômodos enfrentados pelos moradores. As abordagens continuarão a ocorrer em diferentes regiões e horários, de forma integrada entre as secretarias municipais e a Polícia Militar. Caso sejam identificados veículos com indícios ou registros de furto ou roubo, estes são prontamente apreendidos e encaminhados aos trâmites legais para posterior devolução aos legítimos proprietários.
Além de Pinda, moradores de outros municípios da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba), como Guaratinguetá e Cruzeiro relataram transtornos provocados pelo barulho excessivo de motocicletas durante o período natalino, o que evidencia a dimensão regional do problema e a importância de medidas de fiscalização.
As denúncias relacionadas a motos barulhentas ou outras irregularidades em Pinda podem ser feitas por meio do aplicativo E-Ouve, do sistema digital 1DOC disponível no site Pindamonhangaba.sp.gov.br ou pelo WhatsApp, no telefone (12) 3644-5600.
Por Bruna Silva
Pindamonhangaba





