terça-feira, janeiro 20, 2026
InícioCotidianoPassageiros de Cruzeiro esperam melhorias no transporte com nova licitação

Passageiros de Cruzeiro esperam melhorias no transporte com nova licitação

Com valor estimado em R$ 119,5 milhões, processo de escolha de empresa é aguardado por moradores da cidade; novo contrato é de 15 anos de concessão

- Anúncio -
Google search engine
- Anúncio -
Google search engine
Tempo de leitura: 2 min

Cruzeiro vive a expectativa do resultado da nova licitação do transporte público municipal. A sessão pública definitiva da nova concessionária que vai operar as locomoções de passageiros na cidade, marcada para a próxima quarta-feira (14), a partir das 9h, gera espera de melhorias no serviço entre usuários. O processo será realizado no formato eletrônico, com valor estimado em R$ 119,5 milhões.

Entre os usuários, o sentimento é que a nova empresa responsável consiga trazer melhorias no funcionamento do transporte público já que o contrato será para operação no município pelos próximos 15 anos e com possibilidade de prorrogação de mais cinco. Uma das principais esperas de aprimoramento é a execução dos horários corretos nas linhas.

Neli Rodrigues, de 73 anos, contou que já passou por dificuldades ao esperar por muito tempo no ponto de ônibus e já teve que recorrer a outros meios, como caronas. “Às vezes a gente está no ponto, leva duas horas para o ônibus passar. Não dá, a gente tem que ir com esses rapazes que passam fazendo carretos para poder ir embora logo”, revelou.

Outra situação que provoca o atraso no embarque dos passageiros, é a falta de um cobrador nas locomoções, como reclamou Nilceia Bento, de 64 anos. “Eu acho também que deveria ter o cobrador, porque fica muito sobrecarregado para o motorista. Aí nisso quem sofre é a população”, explicou. Nilceia contou que, em um dos dias de sua rotina, devido à demora para o ônibus passar, teve que retornar sozinha para casa. “A gente fica lá esperando, o ônibus não passa. Aí tem dia que eu voltei pra casa, porque não passou das ‘quinze para as oito’, não passou das ‘oito horas’, aí foi passar ‘oito e meia’”.

O contrato da licitação prevê aperfeiçoamentos que a nova instituição terá que arcar, como operar, manter e conservar a frota, implantar tecnologias de videomonitoramento, rastreamento por GPS e sistemas de cobrança automática de tarifas.

Trinta novos pontos de ônibus estão previstos para serem instalados, além de um terreno de garagem durante a concessão. A renovação contempla ainda ações voltadas à sustentabilidade ambiental por meio da utilização de veículos com tecnologias mais limpas.

Da Redação

- Anúncio -
Google search engine
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais Popular

Comentários Recentes