A Prefeitura de Lorena abre, no período de 5 a 8 de janeiro, as inscrições de projetos esportivos no Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional), para o ano de 2026. Ele abrange todas as atividades esportivas que serão realizadas em 2026, em diversas modalidades e níveis.
Por meio do projeto, professores de educação física, atletas e treinadores são contratados como bolsistas para atuarem nos mais de 38 espaços esportivos do município, com 27 opções de modalidades esportivas.
De acordo com o secretário de Esporte e Lazer de Lorena, Rodrigo Freire, o Diguinho, o Fadenp não define um número fixo e pré-determinado de projetos a serem selecionados. “Normalmente, os projetos esportivos são recebidos e analisados pelo Conselho Diretor do Fundo e os que forem aprovados, de acordo com os critérios e com os recursos disponíveis, são contemplados para execução e apoio”.
Diguinho explicou que a seleção depende da disponibilidade orçamentária e da qualidade das propostas, e não de uma quantidade específica predefinida no edital. “Não há número definido de projetos. Serão selecionados os que forem aprovados dentro do orçamento disponível. Mas provavelmente será em torno de 80 a 100 propostas”.
Os interessados devem entregar as propostas na recepção do CSU (Centro Social Urbano), de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h, no período estabelecido. O contrato será de 11 meses, com início em 19 de janeiro e término em 18 de dezembro de 2026.
Na inscrição, é preciso anexar ao formulário/projeto as cópias dos seguintes documentos: RG e CPF, comprovante de residência, extrato bancário e atestado de antecedentes criminais. A entrega dos formulários/projetos é totalmente gratuita. O CSU fica localizado na Rua Capitão Oscar Santos Bitencourt, 432, Nova Lorena
O secretário ressaltou que o Fadenp traz benefícios diretos e indiretos. “Fortalecimento do esporte amador e não profissional; apoio financeiro para equipes, clubes, atletas e profissionais de educação física; inclusão social e promoção de saúde; estimula práticas esportivas entre crianças, jovens e adultos; contribui para promoção da saúde, redução de vulnerabilidades e ocupação dos espaços públicos”.
Por Andréa Moroni
Lorena





