Os moradores de Guaratinguetá que lutam contra o câncer receberam uma boa notícia no último fim de semana. A Prefeitura confirmou o avanço do trabalho que busca garantir o serviço de radioterapia na Santa Casa de Guará a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).
Em nota divulgada no fim da tarde do último domingo (25), a Prefeitura informou que a secretaria de Saúde encaminhou ao Ministério de Saúde os documentos necessários para a liberação do credenciamento do serviço de radioterapia. A expectativa municipal é de que em breve a pasta federal inicie a destinação de recursos financeiros, via SUS, para que o Município contrate a Santa Casa para que ela ofereça aos moradores o serviço de radioterapia.
Inaugurado em 25 de outubro do ano passado, o setor de radioterapia da Santa Casa conta com equipamentos que utilizam feixes de radiação ionizante (como raios X de alta energia) para destruir células tumorais ou impedir que elas se multipliquem. Diferente da quimioterapia, que circula por todo o corpo, a radioterapia é um tratamento local, ou seja, direcionado a região onde o tumor está localizado.
O prefeito de Guará, Junior Filippo (PSD), comemorou o avanço da etapa do trabalho que busca obter o credenciamento do serviço junto ao Ministério da Saúde. “Quem sabe o que é passar por um tratamento oncológico entende como seria importante fazer o tratamento na cidade em que mora. Já possuímos na Santa Casa o serviço de quimioterapia e assim que tivermos o de radioterapia passaremos a ter o ciclo completo de tratamento oncológico em Guará, o que é algo muito importante. Estamos trabalhando muito para melhorar a cada dia a saúde da nossa população”.





