terça-feira, janeiro 20, 2026
InícioPolíticaFrente parlamentar cobra melhorias no serviço da Sabesp na região

Frente parlamentar cobra melhorias no serviço da Sabesp na região

Vereadores de 14 cidades solicitam apoio do Estado; representantes exigem solução para problemas no abastecimento de água

- Anúncio -
Google search engine
- Anúncio -
Google search engine
Tempo de leitura: 3 min

Uma frente parlamentar, que conta com representantes de 14 cidades da região, enviou nesta quinta-feira (8) um ofício ao Governo do Estado solicitando melhorias no serviço de abastecimento de água prestado pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

A elaboração do ofício ocorreu após uma reunião na manhã da última quarta-feira (7), na Câmara de Pindamonhangaba, que contou com as presenças de 41 vereadores de Lorena, Cachoeira Paulista, Canas, Pinda, Bananal, Taubaté, São José dos Campos, Caçapava, Tremembé, Lavrinhas, Campos do Jordão, São Luís do Paraitinga e Santo Antônio do Pinhal. Parlamentares utilizaram a tribuna para narrar episódios recentes de interrupção no abastecimento de água em suas cidades e os transtornos causados por eles à população e comerciantes. Os vereadores também criticaram a falta de ações efetivas da Sabesp que previnam os casos de desabastecimento na região.

A presidente da Câmara de Lorena, Élida Vieira (Pode), apresentou à reportagem do Jornal Atos um balanço da reunião da frente parlamentar. “Estamos nos posicionando contra o serviço prestado pela Sabesp. Na última quarta-feira mesmo em Lorena o bairro Novo Horizonte amanheceu sem água e sem qualquer atendimento da Sabesp. Ficou evidente na reunião que todas as cidades estão enfrentando problema no abastecimento de água e não estão contando com a assistência necessária por parte da Sabesp”.

Além de Élida, Lorena contou com a participação dos vereadores Bruno Camargo (PSD), Patrick Dantas (PSD) e Mauro Fradique, o Maurinho (MDB).

Sede da reunião, a Câmara de Pinda foi representada pela vice-presidente, Ana Paula Goffi (União), e por Norberto Moraes, o Norbertinho (PP), e Rogério Ramos (Pode). Além de destacar a importância da união dos parlamentares da região, Norbertinho revelou os próximos passos do movimento.  “É importante discutirmos esse problema de forma regional, pois não adianta mais essas reuniões com as direções municipais da Sabesp porque as promessas são sempre as mesmas e elas não resolvem nada. Em breve, faremos uma nova reunião da frente parlamentar, dessa vez em Taubaté, e convocaremos representantes da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo). Também enviaremos nesta semana um ofício ao governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), descrevendo os problemas que a nossa região vem sofrendo”.

No dia anterior à reunião da frente parlamentar, Pinda havia sido palco de um encontro entre representantes do Munícipio e da direção regional da Sabesp. Além do prefeito Ricardo Piorino (PL), a reunião, que debateu o desabastecimento de água em pontos da cidade, no Paço Municipal contou com as presenças dopresidente da Câmara, Marcos Mayor (PL), e dos vereadores Carlos Moura, o Magrão (PSD), Professor Everton Chinaqui (Republicanos), Gilson Nagrin (PL) e Renato Cebola (União).

Sabesp

Procurada pela reportagem do Jornal Atos, a Sabesp informou que não foi convidada a participar da reunião organizada pela frente parlamentar, mas que mantém agenda permanente de diálogo com representantes do Executivo e Legislativo das cidades da região, com o objetivo de alinhar ações e soluções diante do cenário de altas temperaturas, que elevaram o consumo de água em cerca de 60% e impactaram pontualmente a distribuição em alguns pontos da área. Além da questão da alta temperatura, a companhia ressaltou que houve outros fatos que impactaram no serviço, como furtos e atos de vandalismo em sistemas de abastecimento.

A nota enfatiza ainda que que no âmbito estrutural, a Sabesp promove obras de ampliação e modernização em municípios da região, com foco no aumento da capacidade, no reforço da segurança operacional e na confiabilidade dos sistemas.

Somente no ano passado, foram concluídos cerca de R$ 500 milhões em investimentos em saneamento na região, beneficiando diretamente cerca de dois milhões de moradores de 24 municípios.

Por Lucas Oliveira
RMVale

- Anúncio -
Google search engine
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais Popular

Comentários Recentes