Raphaela Dias
Silveiras
Silveiras volta a ser palco do Festival da Içá, que chega à sua sétima edição, nos próximos dias 14 e 16. Com atividades culturais e musicais ao longo dos três dias, o evento tradicional celebra, no Rancho do Tropeiro, a cultura tropeira e o costume gastronômico de consumir a formiga içá, também conhecida como tanajura. A entrada é aberta ao público.
O secretário de Esporte, Lazer, Turismo, Cultura e Eventos, Júlio Cezar de Medeiros Silva, destacou que o evento tem como objetivo valorizar e divulgar a cultura local e regional de Silveiras, além de incentivar a participação da comunidade e dos visitantes.
“O Festival da Içá tem raízes diretas na própria identidade caipira e tropeira da cidade. A formiga sempre fez parte do costume alimentar tradicional do Vale do Paraíba e de regiões serranas do Sudeste. Em Silveiras, esse costume se fortaleceu como símbolo cultural, sendo celebrado até se tornar um dos principais eventos gastronômicos e turísticos do município”, afirmou.
Com um investimento de cerca de R$ 20 mil oriundos de recursos próprios do Município e apoio do comércio local, o evento deve receber, de acordo com a Prefeitura, aproximadamente três mil pessoas durante os três dias de programação, número semelhante ao das edições anteriores.
Cerca de dez barracas de alimentação fazem parte da estrutura neste ano. Entre as opções gastronômicas, o prato mais procurado segue sendo a tradicional farofa de içá, que representa uma das práticas alimentares mais antigas da região. O evento contará ainda com uma praça de alimentação com outras comidas típicas e apresentações culturais.
A principal novidade em 2025 é a mudança de espaço. O Rancho do Tropeiro passou por reforma e ampliação, com a promessa de maior conforto aos visitantes, com cobertura e a construção de banheiros públicos. Haverá também apoio da Polícia Militar, seguranças, profissionais de saúde e estacionamento próximo.
A programação vai além da gastronomia. Na próxima sexta-feira (14), se apresentam Nágila Pedroso, às 20h, e Ariane Zaine, às 22h. No sábado (15), almoço típico às 12h, show com Rennan Marcus às 13h, o concurso “Tamanduão” às 16h e apresentação de Bella La Ville às 21h. Já no domingo (16), é a vez da aula-show “Bolinho Caipira” às 10h, almoço com show dos Violeiros “Sim Sinhô” às 12h e encerramento com Gabriel Siqueira às 15h.
A Prefeitura destacou que o Festival da Içá contribui para movimentar a economia e o turismo da cidade. “Transformamos uma tradição local em produto cultural, o que traz visibilidade e gera fluxo de visitantes de outras regiões em busca de experiências gastronômicas típicas”, exaltou Silva.





