O barro, material presente em práticas artesanais transmitidas ao longo de gerações, é o ponto de partida da exposição “Vila Barroló”, que está no Museu Major Novaes, em Cruzeiro. A atração segue até o final do mês na cidade.
A mostra reúne trabalhos em cerâmica e outras produções desenvolvidas a partir do elemento, propondo ao público uma aproximação com processos criativos ligados ao território e à cultura local.
A exposição apresenta obras que exploram diferentes técnicas, formas e texturas, evidenciando o uso do barro tanto em práticas artesanais quanto em produções artísticas contemporâneas.
Segundo a administração municipal, a proposta é estabelecer um diálogo entre saberes tradicionais e a criação atual, a partir de práticas manuais que permanecem presentes no cotidiano cultural.
A “Vila Barroló”, ainda de acordo com a Prefeitura, busca também estimular reflexões sobre memória, identidade e preservação de conhecimentos transmitidos ao longo do tempo, por meio de sua ressignificação.
A visitação é gratuita e permitida até o próximo dia 31, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. O Museu Major Novaes fica na avenida Jorge Tibiriçá, nº 1420, na Vila Canevari.
Por Raphaela Dias
Cruzeiro





