terça-feira, janeiro 20, 2026
InícioCotidianoEm convênio com a Guarda Mirim de Guará, Lorena dá início à...

Em convênio com a Guarda Mirim de Guará, Lorena dá início à projeto com jovens aprendizes

Câmara e Prefeitura passam a contar com contratados; proposta é ampliar ideia para atuação no comércio e recriar unidade no município

- Anúncio -
Google search engine
- Anúncio -
Google search engine
Tempo de leitura: 2 min

A Câmara Municipal de Lorena passa a contar a partir de fevereiro de 2026 com os serviços de jovens aprendizes. Um convênio foi assinado com a Guarda Mirim de Guaratinguetá, que ficará responsável pela seleção e formação desses jovens. A proposta é garantir condições da retomada de uma unidade lorenense no futuro e expandir as contratações para outros setores.

Podem participar jovens de 16 a 24 anos e a vigência da parceria será de 16 meses. “É a Câmara abrindo as portas mais uma vez para os nossos jovens. Vamos contratar jovens aprendizes que vão somar ao nosso dia a dia, incentivando a participação deles no mercado de trabalho”, frisou a presidente da Câmara, Élida Vieira (Podemos).

Inicialmente, serão oferecidas seis vagas, podendo chegar a 10 ou 15 vagas ao longo do ano. A proposta também terá adesão da Prefeitura, que dará início à contratação de jovens aprendizes. A ação terá, segundo Élida, uma campanha junto aos comerciantes e empresários de Lorena como incentivo para que também façam convênio com a Guarda Mirim”, explicou a vereadora.

Pelo convênio estabelecido, os pagamentos, encargos sociais, contratação e a capacitação dos futuros selecionados serão de responsabilidade da Guarda Mirim. “A Câmara faz o repasse e a Guarda administra a formação e a instrução de cada jovem”, salientou a vereadora.

O diretor da Guarda Mirim, Antônio Pasin, explicou que a iniciativa atende a uma demanda antiga relacionada à implementação de políticas públicas direcionadas aos jovens da cidade. “Também vamos desenvolver um trabalho com as famílias e com outros adolescentes e jovens que vão ter a oportunidade de frequentar outros projetos de preparação que antecedem o encaminhamento para o mundo do trabalho”.

Durante o período de atuação, os jovens participantes terão um dia por semana com ações para formação teórica na sede da Guarda, que fica no bairro Nova Guará, em Guaratinguetá.

Pasin contou que se o convênio com Lorena chegar a cinquenta aprendizes contratados, será possível a criação de uma estrutura física na cidade, “com recursos humanos e equipe de referência, assistente social, psicóloga, coordenador pedagógico”, exaltou.

O processo de seleção dos estudantes será realizado pela Guarda Mirim a partir de janeiro, e o início das atividades na Câmara está previsto para fevereiro. “A seleção é feita através da psicóloga e da assistência social que fazem uma análise mais técnica procurando identificar, no perfil de atendimento, situações de risco e de vulnerabilidade”, esclareceu o diretor.

Cada participante receberá um salário mínimo-hora de jovem aprendiz nacional, além dos direitos trabalhistas, subsidiados integralmente pela Câmara, que repassará o recurso financeiro à entidade. A carga horária será de seis horas diárias, de segunda a sexta-feira, reunindo prática e formação teórica.

Por Andréa Moroni
Lorena

- Anúncio -
Google search engine
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais Popular

Comentários Recentes