A cidade de Potim entrou em alerta para dengue. A informação foi divulgada em nota pela Prefeitura e aponta para a sequência de um histórico de números alarmantes da doença.
Segundo o Município, de 1 de janeiro até 23 de dezembro deste ano, foram registradas 925 notificações da doença, sendo 372 casos positivos, 528 negativos e 25 aguardando resultado.
De acordo com a secretária de Saúde, Laura Magalhães, as medidas para o combate ao mosquito Aedes aegypti já estão sendo tomadas. “Os agentes já estão nas ruas para conscientização, nebulização e telando as caixas d’agua. Nós precisamos do apoio dos moradores para ajudar na limpeza das residências e que recebam os agentes para verificação de possível foco, onde será feita a orientação para a prevenção”.
Laura explicou que a vacina contra a doença já está disponível, mas a procura está baixa. “Está disponível em todas as ESFs (Estratégia de Saúde da Família) para crianças de 10 a 14 anos. Estamos nos programando para janeiro realizar a campanha de vacinação”.
O principal sintoma da dengue é a febre alta que surge repentinamente e dura cerca de 2 a 7 dias. Outros sintomas podem ser notados como sensação de mal-estar geral, náuseas, vômitos, dor de cabeça, cansaço excessivo e manchas vermelhas na pele, por exemplo.
Andréa MoroniPotim





