Caraguá recebeu dois novos prédios para o atendimento da Justiça e policial: o novo Fórum e a sede da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), ambos por meio do Governo do Estado de São Paulo. Os eventos contaram com participação em peso do cenário político, com destaque para o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O projeto da DDM teve o investimento de R$ 2,7 milhões em reforma e ampliação. Durante as obras, as mulheres vítimas de violência na cidade eram atendidas em um prédio no bairro Sumaré. A nova delegacia fica localizada na avenida Paraná, n.º 460, no bairro Jardim Primavera.
De janeiro a outubro deste ano, segundo a secretaria de Segurança Pública, Caraguatatuba somou 56 casos de estupro, sendo deste total, 45 casos de estupro de vulnerável. O número só não é maior, na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) que os dados de São José dos Campos (169) e Jacareí (88). De acordo com o Estado, para reforçar o combate à violência contra a mulher, a região conta com dez DDM’s territoriais, sendo a de São José dos Campos com atendimento 24 horas. A RMVale conta ainda com 16 salas DDM Online espalhadas em plantões policiais, onde uma equipe especializada realiza o atendimento por videoconferência.
“Seria impossível a gente manter as 142 delegacias da mulher territoriais funcionando 24 horas. Nós não teríamos efetivo para isso. Agora, a gente supri isso com a sala DDM, que funciona já 24 horas por dia. Temos uma programação, ela é paulatina e, em Caraguá, temos essa sala”, apontou o governador Tarcísio Freitas.
Já na cerimônia de entrega das novas instalações do Fórum da Comarca de Caraguatatuba, foi oficializada à instalação da 2ª Vara Criminal e da UPJ (Unidade de Processamento Judicial) Cível. A estrutura abriga cinco varas e contempla todos os setores, incluindo espaços destinados ao Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Ministério Público, equipes de atendimento psicossocial, além de áreas específicas para a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e um posto bancário.
A construção do Fórum, localizado na avenida Rio Grande do Sul, n.º 1.815, no bairro Indaiá, foi conduzida pela secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, responsável pelos processos licitatórios e por acompanhar a obra desde o início até a conclusão. “Com a instalação da 2ª Vara Criminal e da UPJ Cível, a comarca ganha mais eficiência, capacidade de processamento e agilidade na tramitação dos processos, beneficiando diretamente a população de Caraguá e de toda a região”, destacou o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto.
Por Nayara Francesco
Caraguatatuba





