terça-feira, janeiro 20, 2026
InícioCotidianoCachoeira anuncia contratações para reabertura de abrigo municipal

Cachoeira anuncia contratações para reabertura de abrigo municipal

Com aprovação na Câmara, medida da Prefeitura faz parte atendimento ao TAC celebrado junto ao Ministério Público

- Anúncio -
Google search engine
- Anúncio -
Google search engine
Tempo de leitura: 2 min

A Prefeitura de Cachoeira Paulista vai reabrir o Abrigo Municipal Florescer. Para isso, o governo municipal vai contratar nove funcionários, entre diretor, educadores e auxiliares para atenderem no espaço. Na terça-feira (16), durante a última sessão ordinária do ano, a Câmara aprovou, por unanimidade, o projeto que autoriza as contratações.

A secretária de Assistência Social, Marcele da Silva, explicou que a contratação dos funcionários é essencial para reabrir o abrigo e garantir o atendimento adequado, conforme exigem o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e o Suas (Sistema Único de Assistência Social). “Hoje, o município não possui em seu quadro fixo os profissionais técnicos exigidos por lei, sendo indispensável o processo seletivo para oferecer o serviço com segurança e continuidade”.

A reabertura do espaço faz parte do cumprimento de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) que o Município está celebrando com o Ministério Público. “O espaço estava temporariamente inativo por falta de demanda anterior. Com a necessidade atual, o município firmou uma parceria pontual com o Berço Redenção para os atendimentos urgentes”, informou Marcele.

A Prefeitura vai arcar integralmente com as despesas do abrigo, incluindo pessoal, alimentação, materiais e manutenção predial. “Em paralelo, a administração busca firmar parcerias com outros municípios, por meio de um TAC, termos de fomento e convênios, compartilhando assim o uso do equipamento público com mais municípios, sempre que possível”, afirmou a secretária.

O abrigo funciona em sede própria, já estruturada para acolher com segurança e atender a todas as exigências legais do serviço. “O abrigo acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social ou com direitos violados. Os encaminhamentos são feitos exclusivamente pela rede de proteção, em especial pelo Poder Judiciário e pelo Conselho Tutelar, visando sempre a reintegração familiar ou, quando necessário, o encaminhamento para família substituta”, salientou a secretária.

Por Andréa Moroni
Cachoeira Paulista

- Anúncio -
Google search engine
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais Popular

Comentários Recentes