O controle populacional de cães e gatos e a prevenção de doenças seguem entre as prioridades da política de bem-estar animal em Pindamonhangaba. Para ampliar essas ações, a Prefeitura abriu novas inscrições para a campanha gratuita de castração de animais domésticos.
A iniciativa, coordenada pelo Cepatas (Centro de Proteção e Atendimento aos Animais) em parceria com a secretaria de Meio Ambiente, realizou no último ano, 4,1 mil castrações, número que serviu de base para a ampliação do atendimento neste ano.
O Cepatas é o órgão da Prefeitura responsável pelo cuidado, resgate e promoção da adoção responsável de cães e gatos, oferecendo serviços como castrações gratuitas, vacinação antirrábica, microchipagem e organização de eventos de conscientização, com o objetivo de evitar abandonos.
A expectativa do Município é alcançar cinco mil procedimentos ao longo de 2026, como parte das ações de controle populacional e promoção da saúde animal. De acordo com o planejamento da gestão, somente neste mês de janeiro serão ofertadas trezentas vagas para a campanha. A ação promete contemplar cães e gatos da cidade com idade entre seis meses e oito anos.
As cirurgias estão programadas para ocorrer nos dias 21 e 22 de janeiro, no Centro Comunitário do Cícero Prado. Os tutores interessados deverão realizar a inscrição presencialmente no Cepatas, localizado na Estrada do Maçaim, sem número, ao lado do Grupo Escoteiro Itapeva.
As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (12) e segue até esta terça-feira (13). O tutor deverá apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de endereço e informações básicas do animal, como nome, idade, cor, sexo e peso. Durante o atendimento, os responsáveis também devem receber orientações sobre os cuidados pré-operatórios que devem ser seguidos até o dia da cirurgia.





