terça-feira, janeiro 20, 2026
InícioPolíciaGCM flagra homem transportando animais puxados pelo rabo

GCM flagra homem transportando animais puxados pelo rabo

Acusado por maus-tratos a cavalo e mula responde inquérito na delegacia seccional por crime ambiental

- Anúncio -
Google search engine
- Anúncio -
Google search engine
Tempo de leitura: 2 min

Um homem foi detido na manhã desta quinta-feira (8), flagrado transportando um cavalo e uma mula de forma irregular em Cruzeiro. Identificado pelas iniciais D.A.M, foi ele foi alvo de uma denúncia anônima, por volta das 9h, quando a GCM (Guarda Civil Municipal) realizava patrulhamento pela avenida Doutor Teodoro Quartim Barbosa.

Segundo o boletim de ocorrência, os animais eram conduzidos por tração. A mula estava amarrada pelo próprio rabo, o que configura maus-tratos de animais. Ainda no local, quando questionado se sabia que o modo como ele estava levando os bichos, era considerado crime ambiental, D.A.M respondeu que sim.

O infrator foi levado para a Delegacia Seccional de Cruzeiro, onde prestou esclarecimentos. A Polícia Ambiental também foi chamada para dar suporte nas investigações, e, depois de uma análise do caso, aplicou uma multa de R$ 3 mil, de acordo com legislação ambiental.

D.A.M foi enquadrado no artigo 32 da lei federal nº 9.605/1998, que fala das punições aos delitos de maus-tratos, ferimentos ou mutilação de animais. Depois das primeiras investigações, foi definido que o acusado terá que comparecer ao Juizado Especial Criminal quando for intimado, após assinar o Termo Circunstanciado. O caso foi qualificado como crime de menor potencial ofensivo.

Procurada pela reportagem do Jornal Atos, a Delegacia Seccional de Cruzeiro, afirmou que o caso será transferido para o 2º DP (Distrito Policial) do município, a partir desta sexta-feira (9), que seguirá com as averiguações.

Os animais foram retirados da tutela do autor e concedidos à Vigilância Sanitária de Cruzeiro, que os encaminhou ao Haras Rezende, área destinada ao acolhimento e cuidados veterinários.

Esse não é o único caso recente de maus-tratos aos animais na região. No dia 16 de agosto do ano passado, Andrey Guilherme Nogueira de Queiroz foi preso, em Bananal, após ter decapitado as patas do seu cavalo, que ainda estava vivo. O animal havia caído durante uma cavalgada.

O laudo do Instituto de Criminalística apontou 17 perfurações, além dos cortes nos membros. Em dezembro, a Justiça condenouQueiroz a 11 meses de prisão por maus-tratos.

A ocorrência ganhou comoção nacional pelas fotos divulgadas nas redes sociais, o que gerou comentários de famosos, como a atriz Paolla Oliveira, a cantora sertaneja Ana Castela e a defensora da causa animal Luisa Mell.

No dia 28 de dezembro, em Guaratinguetá, a Polícia Militar flagrou outro homem arrastando um cavalo debilitado pelas ruas do bairro Jardim Rony, após outra delação anônima.

De acordo com as testemunhas, o sujeito estava montado em um cavalo e puxava o outro, que caiu devido ao cansaço. O animal apresentava estágio avançado de magreza. De acordo com o suspeito, ele estava voltando de uma cavalgada e apenas realizava um favor à uma amiga de levar o cavalo para casa dela. O caso segue em investigação.

Por Victor Franqueira
Cruzeiro

- Anúncio -
Google search engine
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais Popular

Comentários Recentes