Lorena aposta na chegada da Fllor (Festa Literária de Lorena), para “dar um toque de literatura” à sua primavera. Com destaque para uma programação dedicada à cultura da cidade, o evento será realizado no próximo fim de semana, entre os dias 10 e 11, no Mercado Municipal.
Em sua segunda edição, a festa traz o tema “Literatura e Democracia – Caminhos e Descaminhos”, com um encontro entre autores, professores, historiadores e artistas da região. A proposta deste ano tem como objetivo valorizar e oferecer maior comodidade aos visitantes e expositores e auxiliar o comércio do Mercadão. “Então, para a gente também valorizar a própria festa literária, deixar o ambiente mais aconchegante, num espaço que foi restaurado e reformado há pouco tempo, um lugar bonito. E também para valorizar o comércio local ali do Mercadão, fortalecendo o comércio da cidade”, afirmou secretário de Cultura, o Isaque Vicente Guimarães.
A programação gratuita contará com feira de artesanato, espaços temáticos, palestras, apresentações musicais, contação de histórias e rodas de conversa, além da doação de trezentos livros disponibilizados pela biblioteca.
Pensando no Dia das Crianças, celebrado no próximo dia 12, o evento inicia sua programação, na sexta-feira (10), para crianças e adolescentes, com uma proposta para garantir um acesso à leitura mais fácil e reforçar a importância de forma lúdica e divertida.
Entre as atrações do primeiro dia está a participação da professora e psicóloga Carine Sawtschenko, autora do livro “A Menina-Nuvem”, que aborda o tema da gordofobia e para refletir sobre o assunto, a autora realizará um bate-papo com os estudantes.
Segundo Guimarães, a expectativa é de, no mínimo, duzentos alunos confirmados apenas para o período da manhã. A programação se repete a tarde, possibilitando que o novo público participe da programação da palestra e também de um show de contação de histórias do Mundo do Balão.
No dia 11 (sábado), a festa começa às 11h e segue até às 22h, com abertura dedicada à literatura periférica e a apresentação “Fllores de Lorena”, composta por representantes do movimento hip-hop, que declamarão poesias autorais.
A partir das 12h, o escritor, ator e ativista indígena Daniel Munduruku conduz a mesa temática sobre literatura indígena. Na sequência, às 13h, o Quarteto de Jazz abre as apresentações musicais do evento. Continuando as discussões em mesas temáticas, a partir das 14h30, é a vez do debate sobre literatura negra, com a participação do escritor Felipe Nogueira, do professor Denílson Costa, da Casa Afro de Lorena, e do também professor Bruno Daniel, da rede municipal de Educação.
A partir das 15h30, o grupo Moçambique, comandado pelo mestre Bira, se apresenta.
Trazendo um debate sobre a literatura vale-paraibana, às 16h, uma nova mesa de debates com os historiadores e escritores Diego Amaro e Sônia Siqueira, o professor Danilo Ferraz e o membro da Academia de Letras de Cruzeiro, Eduardo César Werneck.
Com organização da secretaria de Educação, a partir das 17h, o sarau literário com alunos da escola Conde de Moreira Lima. Para encerrar as atividades literárias, às 18h, está programada a palestra principal com o professor e escritor Severino Antônio Moreira Barbosa, seguido do show da cantora Elis Barbosa.
A programação completa e mais informações estão disponíveis nas redes sociais da secretaria de Cultura de Lorena.
Por Bruna Viana





