A 56ª edição da Copa São Paulo de Futebol Junior tem início na próxima sexta-feira (2). Uma das sedes nos últimos anos do torneio, apontado como a maior competição de futebol de base do país, Guaratinguetá é mais uma vez representada pelo Atlético Guaratinguetá
Essa é a quarta vez que o Atlético será a equipe da cidade na Copinha, que jogos as últimas três edições (2023, 2024 e 2025), e se prepara para a de 2026. Antes da fundação do Atlético, em 2021, Guará contava com o Manthiqueira como representante que participou das edições de 2017, 2018, 2019 e 2020 do torneio.
Na estreia na competição em 2023, o Corujão passou para a fase mata-mata e caiu diante do Fluminense nos pênaltis, no Estádio Dario Rodrigues Leite. Já o melhor desempenho foi em 2024, quando o clube chegou até as oitavas de final, empolgando a torcida, mas sendo eliminado nesta fase pelo Aster Itaquá pelo placar de 2 a 1. Em 2025, o time não conseguiu avançar da fase de grupos.
Para a estreia no domingo (4), o Atlético Guaratinguetá segue se preparando. O clube já realizou amistosos nos últimos meses e está sob o comando do técnico César Santiago.
O primeiro jogo na Copinha 2026 será às 13h, contra o Nacional (AM). A segunda rodada contará com um clássico regional enfrentando o São José, no dia 7, às 13h. Para fechar a fase de grupos, o time de Guará enfrenta o Juventude (RS), no dia 10, às 15h15. Todos os jogos têm entrada gratuita no Dario Rodrigues Leite e transmissão ao vivo pelo YouTube do Paulistão.
Pelas redes sociais, o clube reforçou a contagem regressiva para a estreia e afirmou que a preparação segue intensa, com grupo focado e cada detalhe sendo ajustado para o dia 4. Na segunda-feira (29), a Prefeitura de Guaratinguetá divulgou à imprensa, que no próximo sábado (3), a partir das 17h, no Auditório Frei Galvão, será realizado o congresso técnico e coquetel de lançamento da Copa São Paulo na cidade.
O torneio conta com a participação de 128 times, com 22 estreantes, divididos em 32 grupos. Mais uma vez a final será realizada no dia 25 de janeiro, em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo. Em 2025, o São Paulo foi o campeão, sua quinta conquista, após vitória de 3 a 2 sobre o Corinthians.
Por Fabiana Cugolo
Guaratinguetá





