terça-feira, janeiro 20, 2026
InícioCotidianoPor “nova Prefeitura”, Potim compra área do antigo Lar Monsenhor Filippo

Por “nova Prefeitura”, Potim compra área do antigo Lar Monsenhor Filippo

Além de sede da administração municipal, proposta é utilizar espaço para criação de complexo educacional

- Anúncio -
Google search engine
- Anúncio -
Google search engine
Tempo de leitura: < 1 min

Andréa Moroni
Potim

A Prefeitura de Potim comprou a área de 18 mil m², que pertencia ao Lar Monsenhor Filippo. A aquisição do espaço foi autorizada na última semana pela Câmara.

O valor pago é de R$ 4,8 milhões, com recursos próprios e verba da Educação. “Essa área será usada para a instalação da nova sede da Prefeitura e um complexo educacional”, explicou o prefeito Emerson Tanaka (MDB).

O complexo educacional contará com uma unidade de tempo integral, com áreas de recreação e esportiva. “O projeto da nova sede da Prefeitura está sendo elaborado. Nós vamos contratar agora uma empresa para fazer o projeto executivo para dar início à construção”, informou Tanaka.

O Lar Monsenhor Filippo foi fundado em Guaratinguetá, em 1940, iniciando suas atividades em 15 de março de 1941, como entidade civil sem fins lucrativos. A instituição, inicialmente denominada Colégio São José, foi criada pelo então padre João Filippo, posteriormente denominado Monsenhor Filippo, figura ligada à ações de cuidado com crianças carentes da cidade, que não tinham onde morar e nem condições para estudar.

O terreno escolhido para abrigar a construção da instituição foi próximo à Santa Casa de Misericórdia de Guaratinguetá, um sobrado murado, com dormitórios, salas e espaço para estudo e recreação. A construção durou três anos.

Inicialmente, a administração da Casa foi entregue aos cuidados da Ordem Salesiana, a exemplo do Colégio do Carmo. Posteriormente, foi repassado à administração dos frades da Congregação Irmãos dos Pobres de São Francisco.

Em 1950, o Colégio São José foi desapropriado devido ao projeto de construção da Rodovia Presidente Dutra. Em 1955, a instituição foi transferida para o então bairro de Potim, emancipado em 1991.

Atualmente, no prédio do Lar funciona uma escola, em tempo integral, de ensino fundamental da Prefeitura. A unidade atende cerca de 320 alunos.

- Anúncio -
Google search engine
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais Popular

Comentários Recentes