terça-feira, janeiro 20, 2026
InícioSaúdePinda passa a disponibilizar imunização para gestantes contra vírus respiratório

Pinda passa a disponibilizar imunização para gestantes contra vírus respiratório

Vacinação passa a integrar o calendário pré-natal e reforça a proteção dos recém-nascidos contra infecções respiratórias graves

- Anúncio -
Google search engine
- Anúncio -
Google search engine
Tempo de leitura: 2 min

Bruna Silva
Pindamonhangaba

A rede municipal de saúde de Pindamonhangaba passa a oferecer, a partir desta quarta-feira (10), a vacina contra o VSR (vírus sincicial respiratório) para gestantes em todas as unidades com sala de vacinação. O imunizante, agora incluído no calendário pré-natal, tem como objetivo ampliar a proteção dos recém-nascidos contra infecções respiratórias graves como bronquiolite e pneumonia, especialmente nos primeiros meses de vida.

A vacina é indicada para gestantes a partir da 28ª semana e aplicada em dose única durante o acompanhamento pré-natal. Após a aplicação, a gestante desenvolve anticorpos que são transferidos ao bebê pela placenta ou pelo leite materno, promovendo a chamada “imunização passiva”, que garante maior proteção no início da vida, período em que o sistema imunológico ainda é vulnerável.

“A vacinação contra o VSR é um gesto de cuidado que começa ainda na barriga e ajuda a evitar casos graves de problemas respiratórios nos primeiros meses de vida do bebê. Por isso, pedimos que as gestantes procurem a unidade de saúde e mantenham todas as vacinas em dia”, destacou a secretária de Saúde de Pindamonhangaba, Andreia Martins.

Para receber a dose, é necessário apresentar a caderneta de pré-natal com a idade gestacional registrada, caderneta de vacinação, CPF e cartão SUS.

A implementação da vacina no município segue a entrega de 1,8 milhão de doses do Instituto Butantan ao PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde. O imunizante foi desenvolvido em parceria com a farmacêutica norte-americana Pfizer e, pela primeira vez, passa a ser distribuído pelo SUS (Sistema Único de Saúde) especificamente para gestantes.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra o VSR pode prevenir cerca de 28 mil internações por ano, oferecendo proteção imediata aos bebês e alcançando aproximadamente dois milhões de recém-nascidos em todo o país.

Dados de um estudo clínico de fase 3, publicado na revista The New England Journal of Medicine, mostram que a eficácia do imunizante chega a 81,8% na proteção dos bebês durante os primeiros três meses de vida, quando aplicado ainda na gestação.

- Anúncio -
Google search engine
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais Popular

Comentários Recentes