Da Redação
Lorena
A MRS Logística, empresa responsável pela malha ferroviária no estado, está realizando um estudo de viabilidade técnica para a construção de um viaduto na região central de Lorena. O estudo está sendo acompanhado pela Prefeitura e projeta mudanças como a fechamento de passagens de nível em vias consideradas destaque no trânsito da cidade.
De acordo com a Prefeitura, a proposta está na fase inicial e inclui a construção de um viaduto entre a praça Conde Moreira Lima – Praça da Biblioteca e onde fica a Santa Casa de Misericórdia, a rua Dom Bosco e a praça Marechal Mallet, nas proximidades do Clube Comercial. O estudo sugere a remodelação da Conde Moreira Lima e o fechamento das passagens de nível das ruas Dom Bosco e Dr. Rodrigues de Azevedo (Rua Principal).
A proposta da MRS integra um conjunto de ações e investimentos federais vinculados à concessão ferroviária fiscalizada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). “É importante destacar que o documento tem caráter preliminar, voltado à análise de viabilidade e à busca por alternativas de adequação da infraestrutura ferroviária urbana, diante do previsto aumento do volume e da velocidade dos trens nos próximos anos”, afirmou a Prefeitura em nota.
Segundo o Município, a MRS ainda não emitiu documentação formal sobre o projeto, como autorizações, pareceres técnicos da ANTT, licenças ou relatórios de execução. “Assim que houver a formalização e protocolo de pedidos oficiais, os órgãos técnicos municipais farão a análise conforme as normas urbanísticas, ambientais e de mobilidade (…). A administração municipal também adianta que pedirá a realização de audiências públicas para garantir transparência e participação popular na discussão do projeto”.
A Prefeitura informou que está realizando estudos próprios sobre a viabilidade de construção de um viaduto sobre a linha férrea ligando os bairros São Roque e Vila Rica, considerada uma intervenção prioritária para a melhoria da mobilidade e integração viária da cidade.





