sexta-feira, fevereiro 6, 2026
InícioMeio AmbienteEcobarreira do Ribeirão dos Motas já retirou mais de uma tonelada de...

Ecobarreira do Ribeirão dos Motas já retirou mais de uma tonelada de lixo em Guará

Tecnologia sustentável atua desde 2024 no município; projeto tem previsão de ampliação para outros pontos da região urbana

- Anúncio -
Google search engine
- Anúncio -
Google search engine
Tempo de leitura: 2 min

O Rio Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento de cerca de 14 milhões de pessoas nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, é foco de projetos de recuperação e preservação ambiental. Entre as iniciativas estão as ecobarreiras, sistemas que atuam diretamente no enfrentamento ao lixo nos rios e na proteção dos ecossistemas, como o modelo que segue ativo em Guaratinguetá.

Projetado pelo por alunos do Pet Engenharia Mecânica da Unesp, a ecobarreira foi desenvolvida em conjunto com a Saeg (Companhia de Serviço de Água Esgoto e Resíduos de Guaratinguetá) e foi implantada em 2024 no Ribeirão dos Motas, região urbana da cidade. A ecobarreira é um sistema de contenção e coleta de resíduos sólidos flutuantes por meio de estruturas físicas fixadas de forma transversal ao curso da água. Aproveitando o próprio fluxo do ribeirão, o lixo é concentrado um ponto específico, facilitando a remoção.

Essa tecnologia sustentável não é recente, já foi testada em várias cidades brasileiras com o objetivo de salvar rios ameaçados por toneladas de lixo. Em 2025, o projeto sustentável foi apresentado na COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), em Belém-PA pelo idealizador e ativista Diego Saldanha.

A operação de coleta ocorre semanalmente, todas às quartas-feiras, em ação conjunta da Saeg com o grupo Pet da Unesp. No último dia 14 foram retirados quarenta quilos de resíduos flutuantes, sendo que todos os materiais que podem ser reaproveitados são encaminhados para a cooperativa de reciclagem. Desde o início da implantação, a ecobarreira já ultrapassou a marca de uma tonelada de resíduos sólidos retirados.

Atualmente, está em andamento a implantação de uma nova ecobarreira no Ribeirão dos Motas, em trecho próximo à rodoviária. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Agea (Associação Guaratinguetaense de Engenheiros e Arquitetos), no âmbito do Fomento à Sustentabilidade do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo), programa no qual a ação foi contemplada como iniciativa vencedora.

Também está prevista a instalação de uma ecobarreira no Ribeirão São Gonçalo, ampliando a cobertura do sistema e beneficiando bairros Tamandaré e Centro.

As ecobarreiras são confeccionadas com geotêxtil técnico de alta resistência e durabilidade da multinacional Huesker, material que permite a retenção principalmente de garrafas pet e isopor, resíduos comumente descartados de forma inadequada no meio ambiente. Além da multinacional, o projeto conta como apoiadores e patrocinadores a Salus, O2eco e Agea.

A iniciativa é viabilizada por meio do Termo de Fomento nº 13/2025, decorrente do Edital de Chamamento Público nº 2/2025 do Gabi (Gerência de Apoio à Gestão e Integração).

Guaratinguetá
Por Bruna Viana

- Anúncio -
Google search engine
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais Popular

Comentários Recentes