Esperado por mais de vinte anos, o concurso público para a Câmara de Caraguatatuba recebeu 17.118 inscritos. São 87 vagas em cargos de níveis médio e superior ofertadas. A prova será realizada no dia 1 de março, em cronograma definido pela banca organizadora, a Fundação Vunesp.
Os cargos oferecidos incluem profissionais para as áreas de agente legislativo (sessenta vagas), agente de informática (quatro) e condutor parlamentar (cinco) para candidatos com nível médio de ensino, e cargos de agente financeiro (quatro), oficias legislativo (dez), ouvidor legislativo (uma), controlador interno (uma) e procurador jurídico (duas) para candidatos com nível superior de ensino.
Segundo a Câmara Municipal de Caraguatatuba, a vaga mais concorrida é a de procurador jurídico, que recebeu 1.324 inscrições, apontando 697 candidatos por vaga. Na área de agente legislativo, cargo com mais postos abertos, houve o maior número de inscritos, somando 9.244 candidatos, com cerca de 154 concorrentes por vaga; seguido por oficial legislativo com 3.547 inscrições (354 por posto); condutor parlamentar atingindo 1.105 interesses (221 por vaga); agente de informática com 873 inscritos (218 por vaga); ouvidor legislativo que soma 544 concorrentes para uma vaga; 239 inscritos para controlador interno, também com uma vaga disponível, e 172 para agente financeiro (43 candidatos por vaga).
Os salários iniciais variam entre R$ 3.415,85 e R$ 14.045,76, com jornadas semanais de 30 horas a 40 horas, conforme o cargo. O concurso prevê reserva de vagas para pessoas com deficiência (5%) e cotas raciais (20%), conforme legislação municipal.
Entrevista para o portal Repórter Online Litoral, o presidente da Câmara de Caraguatatuba, Antônio Carlos Junior (Podemos), destacou os trâmites do processo. “Pela conversa que tive com a Vunesp, os primeiros serão chamados a partir de julho; apenas as vagas dos motoristas (condutor parlamentar) demandam mais tempo para homologação”.
O vereador articulou durante o primeiro ano de seu mandato a aprovação do concurso público, esperado por duas décadas. “Muitos desafios, mas muitos diálogos, trouxemos os servidores para perto e fico satisfeito por reestruturamos muitas questões que estavam paradas”, citou. Ainda, segundo o Legislativo, o concurso tem o objetivo de dar maior estruturação à administração da Casa.
Por Nayara Francesco
Caraguatatuba





