A Prefeitura de Potim está implantando o Projeto Acolher, voltado para as gestantes em vulnerabilidade. O projeto prevê palestras e cursos, acompanhamento da saúde da mãe e da criança, uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade em parceria com as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social da cidade.
Segundo o diretor de projetos sociais, Júlio Bustamante Sá Junior, o trabalho tem o objetivo de promover o bem-estar físico, emocional e social das gestantes, garantindo uma gestação mais segura, saudável e acolhedora. “A previsão e atender 120 gestantes, que se encontram em situação de vulnerabilidade social”.
O projeto oferece apoio completo durante a gestação, promovendo acolhimento, cuidado e autonomia. Serão ministrados cursos de autoconhecimento para fortalecimento emocional, autoestima e preparação para a maternidade. Também haverá acompanhamento Pré-Natal, com orientações sobre cuidados com a saúde da gestante e do bebê, além de capacitação para geração de renda.
As futuras mamães vão confeccionar diversos itens artesanais para compor o enxoval do bebê, como abajur, potes decorativos, nome do bebê, entre outros. No encerramento do projeto, as gestantes receberão um kit maternidade e um enxoval completo.
As gestantes já podem realizar o pré-cadastro diretamente no Fundo Social de Solidariedade, que fica na rua José Camilo de Abreu, nº 44. Após o pré-cadastro, será realizada uma avaliação socioassistencial para a conclusão da inscrição e o início das atividades do Projeto Acolher.
Por Andréa Moroni
Lorena





