A Saeg (Companhia de Serviços de Água, Esgoto e Resíduos de Guaratinguetá) anunciou que a partir da segunda-feira (19) a coleta seletiva será ampliada no município para atender 77% da área urbana. De acordo com a companhia, a meta é que a ação passe a atender 100% da área urbana até março deste ano.
Em entrevista ao Jornal Atos, o diretor de Planejamento, Resíduos e Meio Ambiente da Saeg, Beto Moura Valle, explicou que para atender a determinação do prefeito Junior Filippo (PSD), a companhia teve que adaptar a estrutura recebida, pois anteriormente faziam a coleta seletiva para 29% da população e apenas uma vez por semana. “Foram necessários estudos sobre as rotas possíveis até encontrar a melhor rota que nos atende, definir rotas de coleta, revisar os caminhões disponíveis para conseguir atender as novas rotas e adequar a equipe de motoristas e coletores. Nesta fase, que estaremos começando no dia 19, serão dois caminhões rodando de segunda a sexta”, enfatizou.
Segundo a Saeg, com a ampliação, serão mais de vinte novos bairros atendidos, Campo do Galvão, Centro, Chácaras Selles, Condomínio Hípica, Jardim Aeroporto, Jardim do Vale 1 e 2, Jardim Esperança, Panorama 1 e 2, Parque do Sol, Residencial Coopemi, Residencial Eurico Dutra, Santa Luzia, São Benedito, São Dimas, São Manoel, Vila Alves, Vila Brasil, Vila dos Funcionários, Vila Indiana, Vila Molica, Vila Paulista, Village Santana e Walter Arantes/Matadouro.
Valle frisou que a meta de 100% deve ser alcançada em março. “Esta é uma meta de governo do prefeito Junior Filippo e está alinhada ao Política Nacional de Resíduos Sólidos. Atualmente, são poucas a cidades no Brasil que tem 100% de coleta seletiva e Guaratinguetá será uma delas. Estamos trabalhando para isto, inclusive hoje (13) fizemos licitação para compra de um novo caminhão que nos possibilitará esta ampliação”, adiantou.
O diretor destacou que a população está começando a confiar na coleta. “Isto é possível verificar pois a quantidade de material coletado está aumentando dia a dia. A participação é fundamental, aliás, não existe coleta seletiva se a população não separar seu lixo em casa”, pontuou.
Ainda de acordo com a Saeg, para dar conta da grande quantidade de material reciclável que é esperada na coleta, será necessário um incremento de associados à Cooperativa Amigos do Lixo, futuramente. A equipe espera dobrar o número de cooperados, que hoje é de vinte pessoas.
Valle lembrou que para um melhor resultado na coleta, é necessário separar o lixo em apenas duas partes, lixo úmido e lixo seco – que é o reciclável. “Após esta separação basta colocar na porta de casa nos dias e horários definidos”, salientou.





