Com um investimento de R$270 mil, o Governo do Estado inaugurou na manhã desta quarta-feira (14), no distrito de Moreira César, em Pindamonhangaba, o centro regional de formação de policiais civis. A expectativa estadual é de que o espaço moderno ofereça melhores condições para o processo de treinamento de novos membros da corporação.
Além do prefeito de Pindamonhangaba, Ricardo Piorino (PL), e de diversas outras autoridades municipais, a cerimônia de inauguração da UEP (Unidade de Ensino e Pesquisa) de Polícia Civil contou com as presenças do secretário-executivo estadual da Segurança Pública, Paulo Maurício Maculevicius, e da delegada e diretora da Acadepol (Academia de Polícia), Márcia Heloísa Ruiz.
A UEP foi implantada no mesmo prédio que abriga o 2º DP (Distrito Policial), que fica à avenida Manoel Teixeira de Souza, no bairro Laerte Assunção, em Moreira César. Além de salas de aula, a nova unidade conta com estande de treinamento de tiros, laboratório de informática e auditório.
Com a inauguração do espaço, a corporação não terá mais que ministrar aulas e oferecer treinamentos práticos aos novos policiais e delegados nos fundos da sede do Deinter 1 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior) de São José dos Campos, que contava com apenas três salas e uma estrutura modesta e reduzida. O secretário-executivo estadual da Segurança Pública ressaltou a importância da nova UEP do Vale do Paraíba, que será dirigida pelo delegado Marcos Batalha. “Essa unidade é o primeiro contato que o novo policial civil terá com a instituição. Por isso, é fundamental que, além de bons professores, capacitados e com vasta experiência, possamos oferecer uma estrutura de qualidade, onde o aluno passará horas estudando e se qualificando para, ao se formar, prestar o melhor serviço à população paulista”.
Por Lucas Oliveira
Pindamonhangaba





