A Prefeitura de São Sebastião deu início à edição 2026 do Programa Praia Acessível, trabalho que garante o acesso ao lazer à beira-mar para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos. A ação possibilita a vivência do banho de mar com o suporte de cadeiras anfíbias e acompanhamento de profissionais treinados.
Desenvolvida pela Sepedi (secretaria da Pessoa com Deficiência e da Pessoa Idosa), o projeto é realizado em dois pontos do município, o Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande, e Praia da Baleia, na Costa Sul.
Em cada local estão disponíveis duas cadeiras adaptadas, além de equipes preparadas para realizar a transferência e prestar assistência durante toda a atividade, com foco no acolhimento e no atendimento humanizado. “O Programa Praia Acessível representa mais do que lazer, é uma política pública de respeito, cidadania e valorização das pessoas com deficiência e dos idosos”, enfatizou a secretária Juliana Coelho.
Ao longo do verão, o serviço será oferecido todos os dias, das 9h às 14h. Nos dias úteis, o uso das cadeiras requer agendamento prévio com, no mínimo, 48 horas de antecedência, que pode ser feito pelo telefone ou WhatsApp (12) 3892-4890, ou pelo e-mail e-mail sepedi@saosebastiao.sp.gov.br. Aos fins de semana, o atendimento é realizado por ordem de chegada, sem necessidade de reserva antecipada.
A Prefeitura destacou que o programa é essencial para a promoção da acessibilidade e inclusão social, além de permitir que pessoas com mobilidade reduzida possam aproveitar as praias com segurança e dignidade.
Por Bruna Silva
São Sebastião





