Com o objetivo de reforçar a área de segurança pública de Caraguatatuba, a Prefeitura confirmou na última terça-feira (12) o plano para ampliar em 43% o efetivo da GCM (Guarda Civil Municipal). O Executivo convocou um grupo de aprovados no concurso público de 2019 para se apresentar à corporação.
De acordo com a Prefeitura, os 22 convocados, sendo vinte homens e duas mulheres, tem até a próxima sexta-feira (16) para comparecerem à Divisão de Gestão de Recursos Humanos, que fica no Centro de Pinda. A lista de convocados foi divulgada no Diário Eletrônico do Município, disponível no site da Prefeitura, o pindamonhangaba.sp.gov.br.
O grupo aguardava a convocação há mais de um ano, já que havia concluído o curso de formação da GCM em 17 de outubro de 2024. “Assumimos o compromisso de convocar esses profissionais, mas sempre com responsabilidade. Foi necessário primeiro reorganizar as finanças do Município para garantir que a contratação fosse sustentável e permanente”, explicou o prefeito Mateus Silva (PSD).
Segundo a Prefeitura, assim que os novos GCM´s passarem a integrar a corporação, que atualmente conta com 51 agentes, ela terá um efetivo de 73 servidores.
Implantada em dezembro de 2022, a GCM de Caraguá, que atua armada, realiza a segurança de prédios e espaços públicos, eventos municipais e ainda auxilia as polícias Civil e Militar no combate à criminalidade.
Por Lucas Oliveira
Caraguatatuba





